top of page

Cuidados com a casa na primavera

VOCÊ COSTUMA SOFRER COM ALERGIAS RESPIRATÓRIAS? ESSE CONTEÚDO É PARA VOCÊ!



Mais uma primavera começa no dia 22 de setembro. A estação é a preferida de muitos pelas temperaturas mais quentes e pelas lindas flores que surgem. Porém, a primavera também pode agravar problemas respiratórios devido ao tempo seco e à polinização das flores. Além disso, o aumento da temperatura e a umidade do ar tornam os ambientes mais propícios ao aparecimento de fungos, bactérias e ácaros.

Nas cidades mais populosas e movimentadas, a poluição prejudica a qualidade do ar, agravando ainda mais as doenças. Os casos de conjuntivite também são comuns nessa época.

É preciso adotar hábitos para curtir a chegada da primavera de forma saudável, especialmente quem sofre com alergia respiratória, como rinite, asma e sinusite. Algumas dessas atitudes inclui a higiene frequente da casa e do ambiente de trabalho, entre outras.

Quais são os principais cuidados com a casa durante a primavera? Continue lendo e saiba mais!


4 cuidados para se ter com a casa durante a primavera


1. Evite ter muitas flores pela casa


Apesar de lindas e cheirosas, quem costuma sofrer com problemas respiratórios precisa evitar ter flores espalhadas pela casa. Afinal, elas podem liberar pólen, causando alergia em algumas pessoas.

Uma boa dica é colocar os vasos de flores distantes de correntes de ar, o que evita a disseminação do pólen.


2. Guarde tapetes, cortinas e outros itens


Os tapetes e as cortinas são muito úteis no dia a dia, além de deixarem a casa mais bonita. Porém, esse tipo de item pode acumular muita poeira, o que não é nada legal para quem sofre com alergias respiratórias. Por isso, aconselhamos você a guardar esses itens durante a primavera.

Aliás, é sempre válido lembrar que a limpeza dos cômodos da casa deve ser feita, preferencialmente, com um pano úmido. Isso evita que a poeira se espalhe.


3. Cuidados com os insetos


Primavera é sinônimo de… insetos! Nessa época do ano é comum que os insetos voltem a aparecer, e a atenção deve ser redobrada, especialmente com as crianças. Uma boa dica é inserir telas de proteção em portas e janelas. Dessa forma, o local continua recebendo o frescor do vento e ainda será protegido contra insetos.


4. Mantenha os ambientes arejados


Como você já viu, por conta da polinização e da umidade, a primavera pode causar irritações respiratórias e até mesmo propiciar o aparecimento de mofo, por exemplo, que é muito incômodo. Então, para evitar esses problemas, é importante deixar a casa mais aberta para que os cômodos sejam arejados e tenham contato com o sol. Busque deixar as janelas abertas por pelo menos 3 horas por dia. Assim o ar irá circular pelo ambiente, evitando o acúmulo de pólen e poeira.


Essas dicas são muito úteis para evitar crises alérgicas, mas se os sintomas não diminuírem mesmo com a adoção desses hábitos, procure um médico especialista no assunto, certo? Dependendo da alergia, pode ser receitado um medicamento antialérgico, a ser indicado pelo profissional.

bottom of page